PROJETO SUL E PROGRAMA BID | STM/CPTM

PROJETO SUL E PROGRAMA BID | STM/CPTM

GERENCIAMENTO, APOIO TÉCNICO E PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO DA LINHA 5 - LILÁS DO METRÔ E LINHA 9 - ESMERALDA DA CPTM

STM – Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo / CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Fevereiro 1994 a Abril 2005 / Setembro 2009 a Setembro 2014

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo – STM, com o objetivo de ampliar e modernizar a malha metroferroviária de São Paulo, implantou o Projeto Sul (com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), que compreendeu a implementação da Ligação Capão Redondo/Largo 13 do METRÔ (1ª Fase da Linha 5-Lilás do METRÔ/SP) e a Dinamização da Linha 9 – Esmeralda (antiga Linha Sul).

Em 2009, com a obtenção de um novo financiamento junto ao BID, iniciou-se a execução do Plano de Investimentos nos Transportes Metropolitanos, que envolveu a implantação do Programa BID, continuação do Projeto Sul, visando o aumento da capacidade da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, bem como a expansão da Linha 5 – Lilás do METRÔ de São Paulo, proporcionando a população uma elevação nos níveis de mobilidade, conectividade, segurança e condições de conforto no transporte.

Ligação Capão Redondo/Largo 13

Dinamização da Linha 9 – Esmeralda da CPTM

9,4 km de


extensão

6


Estações

5 Terminais de


integração

22,8 km de


extensão

7 Novas


estações

1 Terminal de


integração

GERENCIAMENTO E APOIO TÉCNICO

PROJETO SUL

De 1994 a 2005, a SETEC HIDROBRASILEIRA em consórcio, realizou o Gerenciamento e Apoio Técnico à STM/CPTM necessários à implantação do Projeto Sul, que englobou desde a fase de obtenção de financiamento, incluindo a elaboração de projetos, até o acompanhamento de todo o período de construção desta 1ª Fase do empreendimento.

  • Coordenação Geral do Programa, Planejamento e Controle e Acompanhamento Administrativo-Financeiro;
  • Apoio Técnico à obtenção de financiamento nacional e Internacional;
  • Gerenciamento Operacional para Controle e Fiscalização de Estudos, Obras e Aquisições;
  • Apoio Técnico e Operacional às atividades da STM vinculadas ao Programa; Medidas de Reforço Institucional;
  • Sistema de Informação Gerencial;
  • Redução do Impacto das Obras ao Meio Ambiente;
  • Desapropriações e Reassentamento;
  • Assessoria especializada.

PROGRAMA BID

De 2009 a 2014, a SETEC em consórcio, realizou o Gerenciamento e Apoio Técnico à STM/CPTM e METRÔ para implantação do Programa BID, continuação do Projeto Sul, com financiamento BID, visando o aumento da capacidade da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, com compra de 8 novos trens, a modernização e ampliação dos sistemas de Sinalização, Telecomunicações e de Suprimento de Energia, com o intuito de diminuir de 6 para 4 minutos o intervalos entre os trens; bem como a expansão da Linha 5 – Lilás do METRÔ de São Paulo (com a construção de 11,6 km de vias e 11 estações), dando continuidade a 1ª Fase da linha, através do financiamento da execução dos Projetos, estudos técnicos, econômicos e ambientais, além do financiamento de parte da aquisição de terrenos para desapropriação. O escopo do contrato envolveu:

  • Formulação, Implementação e Operação de um Sistema Informatizado;
  • Serviços de Apoio à STM, à CPTM e ao METRÔ no monitoramento e avaliação do Programa;
  • Apoio à UGP e à PMU nas contratações necessárias à Implementação do Programa;
  • Apoio nos serviços de supervisão dos fornecimentos, serviços de instalação e elaboração de projetos;
  • Apoio à UCP, à UGP e à PMU na Administração do Programa;
  • Elaboração de Relatórios Informativos e Gerenciais.

PROJETOS BÁSICO E EXECUTIVO

  • Projetos Básicos completos da Ligação Capão Redondo/Largo 13 e da Dinamização da Linha 9 – Esmeralda (1994/1996);
  • Projetos Básico e Executivo da Via Permanente e das Vias do Pátio Capão Redondo (1997).
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